Ansiedade


A ansiedade nada mais é do que um movimento de defesa contra tudo aquilo que representa uma ameaça (medo), nosso cérebro de alguma maneira se prepara o tempo todo para lutar ou fugir de situações que parecem ser maiores que nossas forças.
Transtornos de ansiedade, tem esse nome porque estão relacionados em vários quadros de ansiedade: Fobia, Ansiedade social, Transtorno do Pânico, Agorafobia, Transtorno de Estresse Pós-traumático, Transtorno de Ansiedade Generalizada, Transtorno Obsessivo Compulsivo, Transtorno da Compulsão Alimentar, Anorexia Nervosa, Bulimia Nervosa e Transtornos de personalidade, entre outros.
Mas, afinal como surgem as ansiedades?
Desde o nascimento vão acontecendo várias coisas que pode desencadear uma serie de quadros ansiosos.
Crenças verbais: Tudo que ouvia tomava como verdades da vida.
Exemplos: Você é um fraco, por que você não é igual a fulano? você nunca vai conseguir etc.
Tudo o que você ouviu no passado não determina o que você é no hoje.
Crenças assistidas: Como as pessoas faziam coisas perto de mim, e eu via, procurava repetir, acreditando que daquele jeito é que era correto fazer.
Exemplos: Ao ver o relacionamento dos pais, brigas, mal tratos etc.
A gente não questiona, talvez o que estamos repetindo, estão trazendo consequências ruins para a nossa vida.
As vezes é preciso quebrar crenças do que vimos no passado. Tudo o que você viu no passado não determina o que você é no hoje.
Crenças através de experiências: Experiências de fracasso no passado.
As experiências do passado fizeram você acreditar de que você não é capaz no hoje. A mente precisa mudar(autoconhecimento), para poder fazer as mudanças no corpo, transformar as experiências em passado, e no hoje ter a certeza de que você tem a opção de fazer diferente, fazer melhor.
A grande solução para resolver de vez as ansiedades é não deixar que as coisas ruins do passado determinem quem você é no presente.
Não deixar que o futuro, que nem aconteceu ainda, provavelmente nem vai acontecer do jeito que você pensa que vai, tire a sua paz e tranquilidade.
Viva o hoje, o aqui e o agora.